DEVOTAM



BAND NAME: Devotam
GENRE: Unblack Metal
STATUS: Split-up
LOCATION: Brazil (Sumaré, São Paulo)

NOTE: For some reason, this band's name is commonly misspelled as "Devotan". This is incorrect. Their name is Devotam.

Formed in 2005.

Lineup:
Thais "Lady Danmarys" (Poems of Shadows) - Vocals (lead), Guitars
Edmilson "Lord Shavout" Giglio (Promessa Divina, Poems of Shadows) - Vocals (backing), Drums
Melyssah "Lady Agnys" - Bass

Past members:
Marcio (Nofek, Oblatus) - Bass

Links:
Facebook (not sure if official?)

Unofficial links:
Fan Myspace (see also @ archive.org)

Discography:


Para Sempre Guerreiro Da Luz Vol. I (EP, 2005, Independent)
Format: CD-R

Three songs from the full-length album. See below for lyrics.

1) Jeova, Deus da Guerra 5:44
2) Devastação do Reino das Trevas 4:09
3) Mensagem da Luz 8:50


Para Sempre Guerreiro da Luz Vol. II (EP, 2005, Independent)
Format: CD-R

Three songs from the full-length album. See below for lyrics.

1) Desertor... Opositor 5:04
2) Para Sempre Guerreiro da Luz 5:01
3) Mensagem da Luz 8:50



Para Sempre Guerreiro da Luz Vol. III (EP, 2005, Independent)
Format: CD-R

Three songs from the full-length album. See below for lyrics.

1) O Cavaleiro Fiel e Verdadeiro 3:36
2) Sentença de Morte 2:56
3) Mensagem da Luz 8:50



 Para Sempre Guerreiro da Luz (album, 2005, Independent)
Format: CD-R

1) Jeové, Deus da Guerra
5:44, lyrics:
Soberano
Deus soberano
Senhor dos exércitos

Jeová, não me deixes tão abatido
Jeová, minha confiança está no Senhor
Jeová, dá-me a tua vitória
Jeová, com Seu Filho e o Espírito Santo

Satanás, filhos das trevas,
vocês serão humilhados.


2) Devastação do Reino das Trevas
4:09, lyrics:
Devastar
Devastar
Devastar

O reino das trevas irá devastar
quando o guerreiro se santificar

Pois como serei aprovado
Pois como vencerei a tentaçao
Pois como serei vencedor
se por combates eu não passar?

como serei uma espada de aço forte e temperada
se não me santificar?


3) Desertor... Opositor
5:04, lyrics:
Sou um guerreiro da luz
e um desertor do reino das trevas
um opositor das correntezas do mal
da qual eu lutarei contra
todos os dias da minha vida

O mal tão adorado e venerado
nesses dias

em servir
o reino das trevas
desgraçados serão os seus dias, guerreiro das trevas
e numerosas serão tuas derrotas

Até quando vais demonstrar fraquezas
Até onde chegará sua covardia,
destruindo a si próprio e ao teu próximo

a tua essência e o teu ser

Oh, como é bom ser livre por conhecer a verdade.
Oh, Soberana Luz que guia os meus passos.
Bem aventurados serão os teus dias, guerreiro da luz.
Inúmeras serão as tuas vitórias.


4) Para Sempre Guerreiro da Luz
5:01, lyrics:
Estou cansado já não tenho mais força,
Dia após dia nado contra a correnteza.
Em todo tempo meus inimigos me cercam desejando o meu fim.
Anseiam para que eu não seja eterno.
Acuando no meio de tantas batalhas,
Me entristese ver tantos guerreiros traidores.
Dividindo o mesmo exército do Rei todo poderoso.
O meu corpo surrado por tantos confrontos se banha de sangue.
Em meu rosto o suor se misturam com as lagrimas.
Lagrimas que não são sinal de fraqueza.
Mas representam o suor de uma alma que que anseia pela glória.
Foram muitas conquistas, mas também haverá muitas perdas.
Um forte vento vem sobre meu rosto, trazendo consigo grande pó.
Mas me carrega um som, que me lembra o som de pregos sendo cravados na madeira.
O meu interior se estremese, pois
me lembro de meu Pai, meu Rei.
Chega de auto-piedade, de se lamentar.
É hora de se levantar, minha espada deseja ser banhada de sangue.
Pois é hora de mais uma conquista em nome do Senhor Jesus!


5) O Cavaleiro Fiel e Verdadeiro
3:36, lyrics:
o guerreiro chamado fiel e verdadeiro.
seus olhos sao como chamas de fogo
em sua cabeça, muitas coroas

Ele está vencendo.
O corpo manchado de sangue.
o sangue do inimigo derrotado
O exército o segue, com espadas afiadas

e pisa com furor e ira do Todo-Poderoso
e em seu manto e sua coxa está escrito este nome:

Rei dos Reis
Senhor dos Senhores

A este meu Rei, toda honra e toda glória.


6) Sentença de Morte
2:56, lyrics:
Destruição de Satanás

Em breve haverá a grande batalha.
Seu número será como a areia do mar
As hordas desgraçadas marcham
para cercarem os nosso guerreiros

Um fogo do céu os devorou
e o Reino da Luz sobre eles triunfou

Destruição de Satanás


7) Mensagem da Luz
8:50, lyrics unknown



Devotam / Nofek (split, 2005, Independent)
Format: CD-R

Split with Nofek.

6) Devotam - Para Sempre Guerreiro da Luz (1ᵃ versão)
6:33, lyrics:
Estou cansado já não tenho mais força,
Dia após dia nado contra a correnteza.
Em todo tempo meus inimigos me cercam desejando o meu fim.
Anseiam para que eu não seja eterno.
Acuando no meio de tantas batalhas,
Me entristese ver tantos guerreiros traidores.
Dividindo o mesmo exército do Rei todo poderoso.
O meu corpo surrado por tantos confrontos se banha de sangue.
Em meu rosto o suor se misturam com as lagrimas.
Lagrimas que não são sinal de fraqueza.
Mas representam o suor de uma alma que que anseia pela glória.
Foram muitas conquistas, mas também haverá muitas perdas.
Um forte vento vem sobre meu rosto, trazendo consigo grande pó.
Mas me carrega um som, que me lembra o som de pregos sendo cravados na madeira.
O meu interior se estremese, pois
me lembro de meu Pai, meu Rei.
Chega de auto-piedade, de se lamentar.
É hora de se levantar, minha espada deseja ser banhada de sangue.
Pois é hora de mais uma conquista em nome do Senhor Jesus!


7) Devotam - Unblack Mass
3:58, lyrics unknown

8) Devotam - Sentença de Morte
2:58, lyrics:
Destruição de Satanás

Em breve haverá a grande batalha.
Seu número será como a areia do mar
As hordas desgraçadas marcham
para cercarem os nosso guerreiros

Um fogo do céu os devorou
e o Reino da Luz sobre eles triunfou

Destruição de Satanás


9) Devotam - Beyond the Gate (Vomoth cover)
4:49, lyrics:
Within the mist of evil
Demonic spirits dwell
Henchmen of Belial
trapped in eternal torment

Slaves of satanic madness
Carry out his biddings
Black winds of the abyss
Hell's gate is opened...

Followers of the left hand path
Those who praise the unclean
In the blackened sky he abides
And laughs at their idiocy

Escape the clutches of evil
Suffering and pain await
Seek not the abode of hell
Love for Heaven's gate
Escape the clutches of evil
Suffering and pain await
Seek not the abode of hell
Love for Heaven's gate

Within the mist of evil
Demonic spirits dwell
henchmen of belial
Trapped in eternal torment

Bathe in the holy blood
Enter beyond the pearly gate
Bathe in the holy blood
Enter beyond the pearly gate
To eternal paradise...

Escape the clutches of evil
Suffering and pain await
Seek not the abode of hell
Love for heaven's gate


10) Devotam - Blasphemous Abomination of the Satanic Pentagram (Horde cover)
00:50, lyrics:
five pointed star of hell
symbol of satanic goat
appearance at the ritual site
unholy amulet of the Satanist
sacred to the devil's child
abomination to the mighty one
every point
evil stench
every side almighty hates
crush the star under foot
tear the robe on which it lies
accursed image it portrays
symbol of blasphemy will never rise
now powerless against us
it lay in pieces in the dust
awaiting the fires of hell


Brazilian Black Metal - A Light in the Darkness (compilation, 2008, label unknown)
Format unknown

May have been released at [this link] digitally. (See here.) But I'm not certain if that's official or not.

"Ignis Project" is mentioned on that page, and a logo for it is in the top-left corner of this artwork. Is that the label, or...?
 
3) Devotam - O Cavaleiro Fiel e Verdadeiro 3:36, see above for lyrics
 

Guerreiros da Luz - I Encontro de Motociclistas e Bandas (live/compilation, 2008, Independent)
Format: DVD

The band belongs to a motorcycle club called "Guerreiros da Luz" ("Warriors of Light") and played at an event for this club. This DVD is from 2008 and features several bands.


Ao Vivo no I Encontro de Motociclistas e Bandas Guerreiros da Luz (live, 2013, Independent)
Format: DVD, limited edition

Another DVD from a Guerreiros da Luz event. This DVD is from 2013 and features only Devotam.



Para Sempre Guerreiro da Luz (split, 2018, EM Label & Distribution (RIP-OFF LABEL))
Format: CD, limited 300 copies

Split with Poems of Shadows.
Planned to be released in October, but I'm not sure if it was actually released in that month.

8) Devotam - Jeové, Deus da Guerra 5:44
9) Devotam - Devastação do Reino das Trevas 4:09
10) Devotam - Desertor... Opositor 5:04
11) Devotam - Para Sempre Guerreiro da Luz 5:01
12) Devotam - O Cavaleiro Fiel e Verdadeiro 3:36
13) Devotam - Sentença de Morte 2:56
14) Devotam - Mensagem da Luz 8:50

_____________________________________________
IncompletePage, CouldUseBetterImages, UncertainInfo
INFO:
1) Lyrics for "Unblack Mass" and "Mensagem da Luz". 2) Where does the split album fit into all this? I know the order of the other releases (THANKS!!) but I still don't know about the split. 4) Is that Facebook page official? 5) Is the 2018 split official? I have a suspicion that it's not. 6) Are the tracks for the 2018 split in the correct order?
IMAGES:
Several images here are now in much higher res (THANKS AGAIN!) but a couple images are still small (such as the logo and band photo) and the quality of some of the images here still isn't that great.


Miscellaneous stuff:

The original artwork for the "Vol III" EP:

1 comment:

Randall said...

We need a re-release of this good Unblack Metal band's CDs and the DVD they was in. Let's raise a ruckus with Vision Of God Records or whoever to get this music back in action ! (ha)